domingo, 7 de março de 2010

Batata Baroa e suas propriedades!!!

 Usada crua, tem aplicação para combater dores de cabeça (colocadas em rodelas sobre a testa) e contra irritações da pele. A batata-baroa é bastante indicada para quem sofre de doenças renais. Para eritemas ou queimaduras solares, se faz uma compressa com batata ralada que é trocada três vezes ao dia. O suco feito com batata é excelente remédio para ulceras do estômago e do duodeno, desde que tomado em pequenas doses, pois o seu uso exagerado pode provocar sintomas de intoxicação. A água do cozimento da batata serve para prevenir e combater a gota.

É um alimento de alto valor energético, pois é rico em amido. Comparada aos outros tipos de batata é a que possui maior teor de ferro, fósforo, cálcio, potássio e magnésio. Possui, ainda, vitaminas C, do complexo B e é rica em betacaroteno (provitamina A).

Valor Calórico:
100 gramas de batata-baroa cozida fornecem 125,5 calorias.
Propriedades Medicinais:
Por ser energética, é indicada para idosos, crianças e pessoas com o organismo enfraquecido. A batata-baroa também ajuda a eliminar o excesso de água do organismo, facilitando a eliminação da urina. Devido ao seu alto teor em cálcio e fósforo, é bastante indicada para a formação de ossos e dentes fortes e saudáveis.
 E com tantas qualidades que tem essa Batata Baroa, não poderia falta na mesa dos Brasileiros e então adotei uma salada super gostosa e só anota e saborea.

Salada Baroa


250g de Batata Baroa cortada picada
500g de Ervilha verde
250g de Grão de Bico
Agora e só mistura e servi, com um fio de azeite e algumas ervas ao seu gosto.

Obrigado

                                                                    Helena Assunção

18 comentários:

  1. Olá Helena estou fazendo um trabalho de ciências sobre a batata baroa(batata salsa) e ali diz que ela tem vitaminas do complexo B eu precisava saber quais vitaminas do complexo B que a batata baroa contém obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá colega, então ela contém vitaminas de cmplexo B sim, é são elas a (riboflavina e piridoxina). Espero que tenha lhe ajudado!!! E boa sorte no trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena,
    Para Eu prepar um alimento meu primeiro passo é pesquisar as propriedades do mesmo.
    Hoje eu pensei em fazer um caldo verde com batata baroa e quando encontrei seu blog falando sobre a batata baroa tirou minhas dúvidas.
    Gostei da receita da salada. Valeuuuu !!!
    Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  4. a pediatra do meu filho me recomendou a batata baroa pro meu bebe de 7 meses.qual e o beneficio que vai trazer a ele?

    ResponderExcluir
  5. Óla colega, o beneficio para ele vai ser sempre o melhor, quando servimos para nossos filhos comidas saudáveis, como a Batata Baroa. Mas vai trazer a ele muita energia e disposição por que é um alimento com alto valor energético, pois é riquisimo em amido,comparada as outras batatas é a que possui maior teor de ferro, fósforo, cálcio, potássio e magnésio.E não podemos esquecer que contém também, vitamina C, do complexo B, é rica em Betacaroteno que é próvitamina A. É otima para crinças que tem o organismo enfraquecido. Ainda ajudar por causa do calcio, na formação de ossos e dentes saúdaveis!!!!
    Mas não esqueca de procura uma orientação um Nutricionista, sua pediatra ela pode lhe encaminha, eu sei que com esse profissional, vai lhe ajudar no melhor para seu filho, em relação a alimentação saúdavel!!
    Espero ter ajudado!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. òla colega,
    Que bom que vc gostou do meu blog, pode visita sempre, eu vou adorar!!!
    A receita é muito boa mesmo!!!
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  7. fiz uma sopa de batata baroa, somente refogada no alho. ficou muito boa na consistencia do caldo verde.Comi com pedacos de pao. beijos

    ResponderExcluir
  8. Eita que e cada receita!! Estou muito feliz que estou ajudando tds vcs com o meu blog!!!
    Sejam seguidores, vou adora!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Helena, você é nutricionista?
    Gostei das dicas da batata baroa(salsa).
    Percebi que você não utiliza o "r" no final das palavras, fica difícil para a gente ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não sou Nutricionista mais em breve serei! E você falou a verdade em relação aos R muitas das vezes coloco no final das palavras e as vezes não. Estou estudando para eliminar essa dificuldade desde criança!! E obrigado pela dica! Valeu Bjs

      Excluir
  10. olá Helena! Fiz uma receita com batata baroa, será que essa combinação é boa? Avalie...
    Fritei pedacinhos de bacon bem miudinhos (pouco,só a carninha)
    fritei alho laminado, tirei o excesso de gordura e cozinhei a batata com um pouco de nhame, amassei um pouco até ficar um caldo com alguns pedaços, por último utilizei um boa quantidade de estragão (não desidratado) sal a gosto e pra finalizar um pouquinho
    de azeite de oliva. Que tal?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se a batata baroa é melhor sintetizada pelo organismo do que as outras batatas ou se ela engorda tanto quanto a batata comum?

    ResponderExcluir
  12. Prezados: Pelas imagens, creio que a batata baroa é a que conhecemos por batata doce (branca). No Nordeste não utilizamos essa denominação (baroa). Vocês poderiam confirmar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A batata baroa nao é a batata doce.Sou de Maceió/AL,nordestino portanto a batata baroa é amarela quando descascada.Costumo fazer sopa com batata baroa(mandioquinha)quem ainda nao provou uma sopa com esse tubérculo,nao sabe o que está perdendo.

      Excluir
  13. Gostaria de saber se a batata baroa tem alguma contra indicação para pessoas com diabetes , pois achei o sabor dela muito adocicado.

    ResponderExcluir
  14. Io HElena, a batata baroa pode ser consumida por diabeticos tipo 1?

    ResponderExcluir
  15. ola amei seu blog...eu fiz uma papinha de batata baroa combinada com cenoura,abobrinha,espinafre e um pedacinho de musculo pra minha bebe de 5 meses e ela gostou muito,mas tenho medo de ser muito forte pra ela.Oque vc acha?

    ResponderExcluir
  16. batata baroa serve para baixar o alto teor de açúcar no sangue.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...